José Carreras no Brasil - 2010
DE VOLTA A SÃO PAULO, O TENOR CATALÃO
UNE MÚSICA E SOLIDARIEDADE EM DOIS MEMORÁVEIS CONCERTOS
Em dias improváveis – 31 de maio, uma segunda-feira, e 2 de junho, uma quarta-feira e véspera de feriadão – José Carreiras cantou em São Paulo para um HSBC Brasil cheio, com participação da soprano Ailyn Perez e regência do maestro catalão Miquel Ortega. Num programa marcado por canções napolitanas – como L’Última Canzone, de Francesco Paolo Tosti, Vurria, de Furio Rendine, e Passione, de Nicola Valente – , do repertório latino – como Lejana tierra mia, de Carlos Gardel – e de musicais – como The Impossible Dream, de Mitch Leigh -, José Carreras mostrou mais uma vez por que é um dos tenores únicos de seu tempo: qualidade vocal, força e ternura marcantes, aliadas a uma elegância incomparável na interpretação e na presença cênica, arrebatam multidões e tornam incansável a sua legião de seguidores por todo o mundo. Das sete vezes em que esteve no Brasil – duas em 1993 (Curitiba e São Paulo), depois em 1996 (Rio de Janeiro), 1997 (São Miguel das Missões/RS), 2000 (São Paulo, com os Três Tenores), 2008 (Curitiba) e 2010 (São Paulo novamente) – esta foi a primeira em que a causa da leucemia e a doação de medula óssea foram parte efetiva do espetáculo. A doação de medula foi o mote central de uma bela homenagem prestada ao tenor: com a ajuda dos telões, a plateia foi orientada a erguer, próximo ao final dos concertos, pulseirinhas coloridas de neon distribuídas durante o intervalo, como forma de demonstrar seu apoio à causa. Junto com o programa, os presentes receberam um folheto com informações claras e simples, que mostram como é importante ser um doador de medula óssea, salvar vidas em vida e fazer parte do terceiro maior registro de doadores do mundo – recorde que, felizmente, já pertence ao Brasil. O REDOME, fundado em 1993 em São Paulo, foi fechado em 1997 e reaberto em 1999, no Instituto Nacional do Câncer, sob a coordenação direta do Ministério da Saúde e do Governo Federal. O registro acumula hoje um milhão e setecentos mil doadores cadastrados - e, devido à sua diversidade, já possibilitou a realização de 950 transplantes de medula óssea entre não parentes, inclusive alguns em pacientes do exterior. O REDOME é filiado ao Registro Nacional de Medula Óssea dos EUA (National Marrow Donors Program) e ao Registro Mundial de Doadores de Medula Óssea (Bone Marrow Donors Worldwide – BMDW). José Carreras, que curou-se de uma leucemia em 1987 e criou, no ano seguinte, a Fundação Internacional José Carreras para a Luta Contra a Leucemia, com sede em Barcelona, tem sido incansável na defesa da causa, tanto no que diz respeito à ampliação do número de doadores como no desenvolvimento de pesquisas voltadas para a cura da doença. A iniciativa de marcar, de forma efetiva, a presença da luta contra a leucemia nos concertos realizados pelo tenor no Teatro HSBC Brasil partiu da Dançar Marketing, empresa que produziu os concertos, em parceria com o site www.guida.com.br, o mais antigo do Brasil sobre o tema, criado por inspiração de José Carreras por Margarida De Finis Barros, e três instituições brasileiras top de linha na luta contra a leucemia: o Instituto Nacional do Câncer -INCA, a Associação da Medula Óssea - AMEO e o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer - GRAACC.
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Carreras recebe corações pela luta contra a leucemia
Ao final do concerto do dia 31, José Carreras teve uma surpresa: recebeu, das mãos de Margarida De Finis Barros e Maurette Brandt, do site www.guida.com.br, uma caixa com corações de origami, recheados com mensagens de estímulo aos pacientes transplantados. Os origamis, confeccionados em São Paulo, fazem alusão a uma campanha da Fundação Carreras para chegar a cinco mil corações em apoio à luta contra a leucemia.(De E para D: José Carreras, a soprano Ailyn Perez, Maurette Brandt, Margarida De Finis Barros (Guida) e o Dr. Luis Fernando Bouzas)
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José Carreras conheceu também o Dr. Luiz Fernando Bouzas, Diretor do REDOME. O Dr. Bouzas foi treinado em Seattle, no mesmo hospital em que Carreras fez seu transplante de medula óssea. (De E para D: Dr. Luis Fernando Bouzas, Margarida De Finis Barros, José Carreras e Maurette Brandt)
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Unidos na Luta Contra a Leucemia
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Dr.Luis Fernando
Bouzas Sílvia D'Ippolito Dra.Adriana Seber
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Time Vencedor de Todas as Copas - Doadores de Medula Óssea Para comemorar a Copa do Mundo 2010 à brasileira, Carreras posou com a camiseta que homenageia os Doadores de Medula Óssea, o Time Vencedor de Todas as Copas, durante encontro com a equipe do site Medula Óssea - Doar em vida Salva - www.guida.com.br
Margarida (Guida), Carreras e Maurette
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À Dançar Marketing, um agradecimento especial De modo geral, todas as empresas dizem que são feitas de pessoas. É raro, porém, encontrar uma organização em que a atitude das pessoas é, de fato, a primeira força que se destaca. Desde o primeiro contato com a Dançar Marketing, a produtora paulista que trouxe José Carreras ao Brasil desta vez, pudemos sentir que era assim. Fomos levar a ideia de, pela primeira vez, associar uma campanha de doação de medula óssea a um concerto de Carreras – e podemos dizer que ganhamos um verdadeiro prêmio. A Dançar Marketing, presidida pelo Sr.Pedro Bianco, recebeu essa ideia e transformou-a em algo muito maior. Da parte de toda a equipe – Renata, Cristiane, Larissa, Carmem Silvia – tivemos um acolhimento diferenciado e percebemos a sensibilidade e o empenho, com toda a vênia do Pedro, em realizar algo novo e diferente. De Nova York, Vanisa batalhava para defender a ideia junto aos produtores internacionais do tenor. O resultado encantou a todos que, há vários anos na luta pelos transplantes de medula óssea no Brasil, se uniram nessa parceria com a Dançar: INCA-REDOME, AMEO, GRAACC e o nosso site – Medula Óssea Doar em Vida Salva. Ao ver as pessoas na plateia lendo o folder super bem-cuidado sobre doação de medula óssea, que a Dançar Marketing preparou e anexou ao programa dos concertos, já nos sentimos realizados. Outra enorme felicidade foi ver, exibido nos telões, no intervalo do espetáculo, o vídeo que anunciava uma criativa homenagem ao tenor e convidava todo mundo a participar, acendendo durante o “bis” as pulseirinhas de neon colorido distribuídas ao público. Dois espetáculos inesquecíveis, uma ação humanitária inestimável. Agradecemos à Dançar Marketing por esta demonstração espontânea de interesse pelo próximo, executada com um tremendo profissionalismo.
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Margarida Maria De Finis Barros - (Guida) - junho de 2010 |